Cases

Cliente: Clinica Cardiológica

Situação Encontrada:

Uma clínica de grande porte com 6 sócios médicos, que quando compraram, pensaram inicialmente formalizar um contrato social onde o objetivo principal da sociedade seria uma “sociedade de custos”. O custo que a clínica gera por mês seria dividido por 6. Contudo, com o passar do tempo, a clínica foi crescendo, alguns médicos dispensavam poucos horários para clínica, outros mais, e principalmente, tinham visões completamente diferente a respeito do futuro da clínica. Portanto, a Admed foi chamada para ajudar a resolver o imbróglio dos sócios.

Sugestão Proposta:

Resolver atuar em 2 etapas. A primeira etapa queríamos dissociar as visões convergentes e divergentes a respeito do negócio, para isso usamos ferramentas de planejamento estratégico, onde todos puderam vislumbrar o negócio no horizonte de 5 anos, a partir desse momento já começamos a entender a maioria. Em seguida estudamos alguns cases de negócio, semelhante ao que estávamos atuando para eles também pudessem compreender, que as divergências ocorrem e que podemos fazer benchmarking no mercado. Na segunda etapa, realizamos um acordo de sócios, onde pudemos escrever novamente todo o regramento societário novamente e inclusive implantamos práticas de governança.

Resultado Alcançado:

Conseguimos alcançar a estabilidade administrativa que almejávamos, apenas 1 sócio se retirou e os demais permanecem exercendo o seu poder de sócio nas práticas de governança que a Admed implantou.

Cliente: Laboratório de Análises Clínicas

Situação Encontrada:

Uma administração familiar e paternalista há mais de 30 anos, uma gestão que até então não possuía os devidos controles financeiros e operacionais. Funcionava sem conhecimento de margem de venda, precificação, glosa, receita por convênio, ticket médio entre outros e os 3 anos anteriores a 2016 fechando com LL 0% e até mesmo negativo. O parque tecnológico tinha mais de 10 anos de uso. Quando no fim de 2015 uma das herdeiras assumiu a gestão do laboratório e observou a necessidade da ajuda externa para reestruturar o novo modelo de gestão.

Sugestão Proposta:

A equipe Admed propôs então um Diagnóstico Situacional de modo que pudéssemos conhecer com riquezas de detalhes os resultados e suas variáveis que influenciavam diretamente no déficit de caixa que estava sendo apresentado de forma recorrente. Após realizado o Diagnóstico foi proposto um plano de ação com mais de 80 ações necessárias para modificar o resultado. Algumas foram colocadas em prática de imediato como adiar a abertura de um novo posto de coleta, trocar 1 posto de coleta de local, uma vez o que o antigo ponto não oferecia a estrutura adequada e estava localizado numa região de baixa visibilidade e circulação de pessoas, revisão de contrato com fornecedores e operadoras de saúde, realizar planejamento tributário, aplicar cursos de liderança para os coordenadores de área, implantar um  sistema ERP e renovação do parque tecnológico, dentre outras medidas.

Resultado Alcançado:

Após 12 meses de trabalho intensivo e colaboração direta de todos os funcionários, obtivemos resultados incríveis, como, aumento de 37% da receita, aumento do LL em 700%, isso mesmo, 700%. Substituição de todo aparato tecnológico por máquinas automatizadas, aumentando a produtividade, aumentando o ticket médio em reais, e aumento do Ticket Médio de exames.

Cliente: Clínica Médica

Situação Encontrada

Uma clínica médica que já havia passado por outras consultorias anteriormente, já acostumados com o modelo de trabalho, no entanto, apresentava um turn over elevado, principalmente na Administração, devido à forte e constante intervenção do médico-proprietário na condução da rotina administrativa da clínica. A empresa vinha de um resultado negativo no ano anterior e buscava alterar positivamente o resultado. O grande desafio era desvincular a pessoa física da pessoa jurídica. Haviam números gerenciais registrados, no entanto, não apresentavam segurança na geração dos mesmos.

Sugestão Proposta

Quando nos deparamos com uma situação como essa, de centralização de decisões, confusão entre PF e PJ, nada melhor do que realizar um Diagnóstico para identificar todos os desarranjos que a empresa possui e não aqueles que o cliente evidenciou inicialmente no briefing.

Após a realização do Diagnóstico percebemos que o déficit era 2x maior que as planilhas apresentadas pela empresa, entramos com um POA (Plano Orçamentário Anual) de modo aplicar um maior controle dos gastos e corte incisivo dos custos de operação. Simultaneamente definimos um valor mensal que o médico iria retirar da clínica para que pudéssemos identificar os resultados exatos da operação. Com muita colaboração do mesmo, assim foi feito, de comum acordo, contratamos uma nova administradora, com a qual pudemos descentralizar as decisões e que o mesmo tivesse confiança. Após concluído essas etapas elaboramos o planejamento estratégico da clínica onde evidenciamos uma bela oportunidade de reinvestimento e verticalização, consequentemente ganhos em escala e aumento de margem.

Resultados Alcançados

Com 6 meses de trabalho, podemos presenciar a virada do resultado da empresa começando a girar positivamente como almejávamos, com a Administradora em plena atividade e adaptada tivemos sucesso no controle das despesas e estrita observância nas compras, recebimentos de clientes e diminuição de glosas, também foi observado um aumento na oferta de horários na agenda, tendo em vista que o médico não mais concentrava as decisões nele e sim na administradora. Gerando incremento de receita.

Cliente: Planejamento Estratégico

Situação Encontrada

Uma clínica médica de médio porte há mais de 10 anos no mercado com 6 médicos sócios já consolidados e reconhecidos pela classe médica local e por seus pacientes devido competência técnica da equipe.

Contudo ainda não bastava estar no mercado há tanto tempo e ainda não haver um alinhamento de gestão para médio e longo prazo. Sempre havia divergência quanto a aquisição de equipamentos, abertura de filiais, etc, em face da ausência de um modelo único de atuação, e havia ainda uma necessidade de que a marca institucional da clínica se sobressaísse a pessoa física de cada médico.

Sugestão Proposta

Após compreendermos e sanarmos os pequenos desequilíbrios operacionais, financeiros, RH e Comercial através de um Diagnóstico Situacional, o Planejamento Estratégico foi a proposta sugerida para fazermos todo alinhamento desde o do campo Estratégico passando pelo Tático até o Operacional, redefinindo modelo de negócio, estudando o mercado com ferramentas de gestão e sobretudo projetando a atuação da clínica, com base em investimentos para os próximos 3 anos.

Resultado Alcançado

Diversas reuniões realizadas imprescindivelmente com a presença de todos os sócios, foi elaborado o Mapa Estratégico, seguindo um Plano de Orçamento Anual para todas as ações a serem realizadas, mas o maior ganho nesse case, foi ver, ouvir e sentir um fortalecimento da sociedade quando nos referimos na harmonia e entendimento dentre os sócios, todos compreendendo qual direção a empresa irá tomar e acima de tudo empenhados para gerar resultado para a mesma.