Sintomas que uma empresa médica apresenta e que já indicam a necessidade de uma consultoria

Quinta-feira, 22 de março de 2018

Nesse primeiro post, vamos falar de apenas 5 sintomas que uma empresa médica apresenta que indicam a necessidade de uma consultoria. Acompanhe nosso blog, porque nos próximos artigos falaremos de outros sintomas que sua empresa pode estar passando.

1 – Desconhece suas receitas e despesas mensais

É muito comum as empresas de saúde que atuam no Brasil, terem inúmeras fontes de receitas. A maioria delas oriundas de atendimento aos beneficiários de saúde suplementar, com datas distintas de pagamento. Isso faz com que o fluxo de caixa fique prejudicado. Do mesmo modo, há uma desconexão quando o assunto é saída de dinheiro do caixa. Seja para custear despesas diárias ou pagamentos como financiamentos, fornecedores, etc.

2 – Overbooking de agenda

Ocorre quando a oferta de horários, seja de consulta, cirurgias ou procedimentos está demasiadamente menor do que a demanda. Para a maioria dos negócios, ter fila de clientes é sempre bom. Mas no segmento de saúde, não. Por quê? Trata-se de um segmento de alta taxa de fidelidade. Por isso não podemos oportunizar o cliente com uma chance sequer de conhecer o serviço concorrente.

Nesse caso, é necessário reestruturar por completo os processos organizacionais de todos os profissionais envolvidos no negócio.

3 – Desconhecer as Margens de lucratividade

Antes de qualquer empreendimento ser aberto, seja na saúde ou não, é imprescindível conhecer as margens de lucratividade que o negocio pode oferecer. Os investidores apostam capital num investimento com uma determinada expectativa de retorno do capital investido. Para compreender se a empresa tem perenidade, se possui planejamento de desenvolvimento econômico sustentável, é fundamental conhecer as suas margens de lucratividade.

4 – Não sei o quanto cobrar

Por não conhecer custos, despesas, concorrentes o empresário da saúde paga um alto preço. Normalmente, cobra-se o preço que o mercado está acostumado a pagar. Contudo, não se perguntam se sua empresa pode praticar o preço do mercado, e algumas vezes podemos cobrar um valor mais alto. Precisamos sair do conceito de preço e praticar valor, traduzido nessa fórmula. Valor = Preço + percepção de necessidade do cliente.

5 – Atendimento

Se você não anda satisfeito ou está incomodado com a forma de atendimento da sua recepção, você está diante de uma situação que irá precisar de uma ajuda de especialistas. As insatisfações externalizadas pelos colaboradores de recepção possuem raízes profundas. Não basta simplesmente trocar de colaborador. Precisamos de entender com técnicas, ferramentas e diagnóstico apropriados para situação. Desse modo vamos encontrar o nexo causal que faz reduzir a produtividade da equipe, gerando reclamações de clientes e perdas de vendas. Adiante falaremos de outros fatores ligados ao negócio que sinalizam sintomas de que sua empresa precisa de uma ajuda de especialistas.

A Admed Consultoria desenvolve soluções customizadas para seu negócio.


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